Com o ritmo acelerado das mudanças, as interrupções, a necessidade de respostas criativas e adaptáveis ​​das equipes em todos os níveis, a segurança psicológica é mais importante do que nunca. Embora essas necessidades de segurança psicológica estejam bem estabelecidos, pesquisas da McKinsey sugerem como os líderes podem desenvolver habilidades específicas, para criar um ambiente de trabalho mais seguro e de melhor desempenho.

Promover a segurança psicológica nas organizações é fundamental para o bem-estar dos funcionários, para o engajamento e para o sucesso geral das empresas. Os resultados das pesquisas sugerem que líderes que desenvolvem habilidades específicas podem criar um ambiente de trabalho seguro e de alto desempenho, permitindo que os funcionários se sintam à vontade para compartilhar ideias, questionar o “status quo” e inovar. Os resultados também revelaram que apenas um pequeno número de líderes empresariais demonstram regularmente comportamentos positivos que promovem a segurança psicológica em suas equipes.

A segurança psicológica é um precursor do desempenho adaptativo e inovador, especialmente em ambientes de rápidas e constantes mudanças. Para criar um clima favorável, os líderes devem aprender e demonstrar comportamentos específicos de liderança que ajudem seus funcionários a prosperar. Investir e expandir programas de desenvolvimento de liderança para capacitar os líderes a incorporarem esses comportamentos e cultivarem a segurança psicológica em toda a organização é um bom início de caminho.

CLIMA POSITIVO É O FATOR MAIS IMPORTANTE

Um clima de equipe positivo é o fator mais importante para a segurança psicológica de uma equipe. Os líderes de equipe exercem a maior influência sobre a segurança psicológica ao definirem o “tom” para o clima da equipe por meio de suas próprias ações. Além disso, os líderes podem promover a segurança psicológica ao adotarem comportamentos de liderança consultiva e de apoio, demonstrando empatia, ouvindo ativamente, valorizando as contribuições dos membros da equipe, encorajando a experimentação e o aprendizado. Comportamentos desafiadores também podem fortalecer a segurança psicológica, mas somente quando há um clima de equipe positivo já estabelecido.

Outros pontos da pesquisa também destacam a importância dos líderes seniores na criação de uma cultura de inclusão e segurança. Esses líderes devem servir como modelo dos comportamentos, buscando opiniões diferentes, tratando os outros com respeito e promovendo comportamentos de liderança positivos em toda a organização.

OLHANDO PRA FRENTE

“Como desenvolvemos a segurança psicológica?” 

“Por onde começamos?” 

Por mais claro que este apelo à ação das equipes possa ser, “Como desenvolvemos a segurança psicológica?” e, mais especificamente, “Por onde começamos?” continuam sendo as perguntas mais comuns. 
Os resultados da pesquisa mostram que não há tempo a perder no desenvolvimento de liderança em escala para ajudar a aumentar a segurança psicológica. 

  • Implemente um sistema em escala de desenvolvimento. É necessário ir além de programas de treinamento pontuais e criar um sistema abrangente e continuado. Isso envolve uma estratégia clara, alinhada aos objetivos da organização.
  • Desenvolva uma lista de habilidades essenciais para os líderes. Essas habilidades devem apoiar a identidade da organização, promover o aprendizado e serem aplicáveis ao trabalho diário dos líderes.
  • Invista em experiências de aprendizagem imersivas: Os programas de aprendizado devem ir além do conteúdo e buscar criar experiências emocionais e sensoriais. Essas experiências envolventes ajudam os líderes a mudarem suas crenças, suposições e emoções, resultando em mudanças duradouras de mentalidade.
  • Integre o desenvolvimento ao trabalho diário dos líderes: A aprendizagem formal deve ser complementada pelo trabalho real.
  • Aproveite as ferramentas digitais para promover o aprendizado colaborativo e interativo entre os líderes.
  • Incentive os líderes a alcançarem maior autoconsciência por meio de experiências facilitadas.
  • Evolua o conceito de modelos de comportamento que devem se tornar exemplos de trabalho em andamento.

É essencial que se forneçam recursos e programas de desenvolvimento que abordem explicitamente a segurança psicológica através de treinamentos, workshops, coaching e mentorias. Que ajudem os líderes a adquirirem as habilidades necessárias para criar um ambiente de trabalho seguro e inclusivo.

A segurança psicológica não apenas beneficia os funcionários individualmente, mas também contribui para o sucesso organizacional. Quando os funcionários se sentem seguros para expressar suas ideias e assumir riscos, a inovação floresce. As equipes se tornam mais criativas, capazes de encontrar soluções inovadoras para os desafios. Além da melhora na colaboração entre os membros das equipes, levando a uma maior eficácia e eficiência no trabalho.

Portanto, investir na segurança psicológica é uma estratégia inteligente para as organizações que desejam prosperar no ambiente de negócios altamente competitivos de hoje.

A Interação Social Consultoria de desenvolvimento humano está pronta para ajudar as organizações a darem os passos rumo a uma cultura de segurança psicológica, capacitando seus líderes a se tornarem agentes de mudanças positivas.

Com mais de 15 anos de experiência no campo do desenvolvimento de liderança, a Interação Social está comprometida em ajudar pessoas e equipes a alcançarem seu máximo potencial. Seus programas e abordagens além de liderança, são projetados para fortalecer o engajamento, a comunicação das equipes, melhorar os relacionamentos interpessoais e promover um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.

Trabalhando em estreita colaboração com os líderes, fornecemos ferramentas e habilidades necessárias para esses desenvolvimentos.
A segurança psicológica é um processo contínuo e em constante evolução. Portanto, nossos programas de desenvolvimento de liderança são projetados para fornecer suporte contínuo aos líderes, garantindo que eles possam incorporar em seu estilo de liderança diário aplicações práticas, combinadas e suportadas por abordagens teóricas.

Ao longo dos anos, a Interação Social testemunhou inúmeras vezes o impacto transformador de seus serviços, com equipes mais coesas, colaboradores mais engajados, aumento da consciência e responsabilidades dos líderes e equipes, relacionamentos fortalecidos, a gestão de conflitos construtiva para promover uma cultura de abertura e respeito mútuo, potencializando as organizações a alcançarem resultados excepcionais e sustentados.

Se precisar de ajuda entre em contato conosco para combinarmos como promover a segurança psicológica em sua organização. Juntos, podemos construir um ambiente de trabalho onde todos se sintam valorizados, respeitados e motivados a contribuírem para o sucesso coletivo.
Invista na segurança psicológica e colha os benefícios de uma equipe engajada e inovadora.

A Interação Social está aqui para apoiá-lo nessa jornada.

Tradução e adaptação do texto

Norimar José Tolotto
Sócio / Consultor
contato@interacaosocial.com.br

Pesquisa McKinsey: Psychological Safety and the Critical Role of Leadership Development

Autores do texto original:
Aaron De Smet – McKinsey – Nova Jersey
Kim Rubenstein – McKinsey – Nova York
Gunnar Schrah – McKinsey – Denver
Mike Vierow -McKinsey – Brisbane
Amy Edmondson – Novartis – Harvard Business School