Neurociência
.O foco na Neuroeducação torna mais fácil e prazeroso o ato de aprender, de expandir o nível de compreensão da realidade e do conhecimento.
A prática nas atividades favorece o aprendizado e a geração de memória de longo prazo.
CAV – Ciclo de Aprendizagem Vivencial
Esse processo de aprendizagem tem um caráter cíclico. Inicia com uma experiência concreta, promove reflexões sobre essa experiência, procurando significado e permite formar uma conclusão lógica com paralelos com o dia a dia.
Andragogia – Foco na Educação e Aprendizado de Adultos
O adulto precisa entender o valor do aprendizado. Demonstrar a utilidade dos conceitos é a forma mais eficaz de estimular seu aprendizado.
Oferecer oportunidades relacionadas às experiências do participante, torna o processo mais rico e efetivo.
Cultura Organizacional
Conceito baseado no estudo (Hofstede), que mapeou o modo de pensar, de sentir e de reagir de grupos humanos frente suas ideias e valores. O estudo revelou o impacto que a cultura exerce sobre as relações organizacionais onde observou-se que a cultura das empresas sobrepõem as metodologias. Participaram 116 mil profissionais em 10 países.
Dinâmicas Comportamentais
Identificam e descrevem as semelhanças e as diferenças no funcionamento das pessoas, nos processos de:
PENSAR, SENTIR e AGIR.
É uma Metodologia baseada num estudo realizado pelo MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts há mais de 40 anos, que permite potencializar as Comunicações e os Relacionamentos que estabelecemos no dia a dia.
Focos de desenvolvimento
– Comunicação
– Relacionamento interpessoal
– Autoconhecimento
– Empatia
– Planejameto
– Estratégia
World Café
Metodologia que promove processos de conversação, diálogos construtivos, acessa a inteligência coletiva dos grupos/equipes e cria possibilidades inovadoras de ação.
Cria uma rede viva colaborativa sobre pontos relevantes a serviço de assuntos reais do dia a dia.
– Geração de ideias
– Mapeamento de problemas, soluções e processos
– Possibilidades de ações
– Definição de metas, papéis e responsabilidades
– Trocas de informações
– Processos de trocas de conhecimento, etc.
PNL – Programação Neurolinguística
Prática de um conjunto de modelos, habilidades e técnicas. Ensina a entender e a modelar nossos sucessos, para que possamos repetir os estados mentais e os comportamentos para obter os resultados desejados com mais eficiência. *Neuro – cérebro / linguística – linguagem.
Coaching
É um processo que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências do comportamento, da administração, do planejamento, entre outros para produzir mudanças positivas e duradouras nas pessoas envolvidas no processo.
Proporciona uma oportunidade de visão de futuro, das formas e escolhas diárias para validar suas eficácias, aumentando a autoconfiança e/ou trazendo oportunidades de mudanças, quebras de barreiras e superação de limitações.
Possibilidades de Coaching
Executive e/ou Business Coaching – O Coaching profissional, está relacionado ao mundo corporativo. Ao desenvolvimento de colaboradores das empresas, em cargos de liderança e/ou com necessidades de desenvolvimento profissionais.
Team Coaching é o Coaching de Equipes – técnicas para apoiar um grupo de pessoas a se tornarem uma Equipe de Alto Desempenho, elevando a sua eficácia na definição do planejamento e na obtenção do comprometimento.
Life Coaching – Coaching pessoal. São ações para apoiar o sucesso pessoal na definição de foco, objetivos bem definidos, motivação, planejamento, transformação, evolução, superação e excelência.
Gamificação – Vivências Gamificadas e Jogos Corporativos – RPG
Gamificação é a aplicação de mecânicas, ideias e dinâmicas de jogos com o propósito de engajar, melhorar o aprendizado, incentivar as mudanças de comportamentos, o desenvolvimento de novas habilidades e a estimulação para inovação na busca de soluções. Acontece de forma lúdica, com elementos como planejamento, estratégia, cooperação, resolução de problemas, objetivos individuais e objetivos comuns, gerenciamento do tempo, superação de fases, premiação, feedback on line entre outros. É uma forma estratégica de fazer simulações de trabalhos e promover experiências para motivar, engajar, estimular e preparar seus colaboradores para a gestão de mudanças e diversas situações presentes nas empresas em todos os seguimentos de negócios.
Focos de desenvolvimento
– Aumento de produtividade
– Comprometimento
– Engajamento
– Integração
– Decisões estratégicas
Assessment – Perfil comportamental – PDA
PDA – Identifica o perfil comportamental e o potencial dos indivíduos. Descreve de forma concreta e objetiva o estilo de liderança, de tomada de decisões, habilidades comerciais, o nível atual de motivação, fortalezas e áreas a desenvolver.
Permite avaliar as demandas comportamentais de um cargo e gerar compatibilidades detalhadas do grau de aderência do profissional do cargo, descrever o levantamento de seus talentos, limitações e pontos de desenvolvimento.
Sua utilização melhora a efetividade dos processos de seleção em até 75%, incrementa a produtividade dos colaboradores, pois propicia o aproveitamento máximo do potencial das pessoas e reduz o “turn over” entre 20% e 50%.Esses mapeamentos e análises permitem que decisões estratégicas sejam tomadas de forma mais assertiva para gerar melhores resultados.
O teste PDA é uma ferramenta com mais de 50 anos de estudos que a fundamentam na América Latina. Está garantida cientificamente com 84% de confiabilidade.
Essa metodologia baseia-se em cinco eixos que medem as seguintes dimensões e suas respectivas intensidades:
– Orientação para resultados
– Orientação para pessoas e negociação
– Orientação para detalhes
– Conformidade às normas
– Autocontrole emocional
Focos de desenvolvimento
– Selecionar, reter e desenvolver os profissionais alinhando com os objetivos do negócio.
– Melhorar a efetividade dos líderes.
– Consolidar e potencializar a força de vendas.
– Fortalecer a relação entre líderes e colaboradores aumentando a motivação.
– Promover integração, comunicação e trabalho em equipe.
Assessment – Feedback 360º
É um método onde os envolvidos são avaliados pelo – líder, pares, subordinados, clientes internos e demais pessoas com as quais se relaciona diretamente com foco comum profissional. Esses compartilham o que percebem a respeito da atuação do avaliado – suas condutas, habilidades e competências – através de um questionário específico, que descreve as competências consideradas essenciais pela organização. O resultado orienta o desenvolvimento de competências e remete a uma melhoria do desempenho.
Team Building – Indoor e Outdoor
A utilização de jogos e vivências durante os treinamentos possibilita a criação de simulações e cenários para testar e desenvolver os colaboradores em interações em ambientes de pressão, conflitos, necessidade de planejamento elaborado e demais desafios do dia a dia.
Com um ambiente customizado as vivências e jogos possuem uma analogia com o trabalho real, com metas e regras bem definidas, proporcionam uma simulação de experiências com segurança, para que analises e decisões possam ser tomadas, testadas e implementadas sobre cenários indoor ou outdoor.
Focos de desenvolvimento
– Liderança
– Feedback
– Comunicação
– Planejamento
– Cooperação
– Trabalho em equipe
– Proatividade
– Engajamento
– Criatividade e outras habilidades indispensáveis para profissionais e empresas que buscam melhores e maiores resultados.
Estruturação de Comunicação
– Textos objetivos
– Apresentações Estratégicas e de Negócios com maior impacto
– Reuniões mais eficazes
– E-mails mais objetivos com maior probabilidade de leitura
– Atendimento a clientes em meios digitais / on line (twitter, sms e whatsapp)
Focos de desenvolvimento
– Objetivo claro
– Foco no leitor
– Priorização das Informações e relevância
– Linguagem adequada p/ cada público
– Garantir o entendimento das mensagens compartilhadas.
Feedback
É um processo que ajuda a melhorar o desempenho pessoal ou profissional para o alcance de metas e objetivos. Promove a mudanças de comportamento, por meio da comunicação verbalizada entre os envolvidos. É necessário passar informações, sem julgamento de valor, para que seja justo referente a como sua atuação afeta e/ou é percebida.
CNV – Comunicação Não Violenta
A CNV nos ajuda a reformular a maneira pela qual nos expressamos e ouvimos os outros. A comunicação passa a ser mais clara, respeitosa e empática. Nossas palavras, tornam-se respostas baseadas na consciência do que estamos percebendo, sentindo e querendo. Deixa de ser automática.
Mediação do Conflitos
Método que facilita a resolução de conflitos
É um processo de busca de solução consensual, que possibilita preservar o relacionamento entre os envolvidos. Promove a redução do desgaste emocional, a facilitação da comunicação e a promoção de ambientes cooperativos.
Abrange todo e qualquer contexto de convivência capaz de produzir conflitos, impasses políticos, questões trabalhistas e comerciais, empresas, famílias, associações de classes, comunidades, reuniões de grupos e/ou equipes de trabalho e instituições.
Percepção
Percepção é a forma como interpretamos o mundo que nos rodeia. É a soma das experiências, dos aprendizados e dos “interesses” adquiridos nos ambientes que compõem o nosso repertório. É a “verdade de cada um”. O alinhamento e aceitação das diferentes percepções entre os colaboradores e as equipes potencializa aceitação e a tolerância proporcionando mais entendimento e menos conflitos e discussões.
CANVAS – Business Model Generation – BMG
Modelo de Geração de Negócios – BMG, que possibilita
Análise de oportunidade de mercados, lançamentos de produtos / serviços, descrevendo a natureza do negócio, a estratégia de vendas, de marketing e estratégias financeiras.
Validação do modelo de negócios de como sua empresa captura valor, como resolve os “problemas” para seus clientes e como e quanto cobra por isso.
Melhora dos resultados identificando quem são seus possíveis novos clientes / outros mercados e como pode ajudá-los.
Promover melhores resultados financeiros, de crescimento, lucros, etc.
Nesse processo é gerado um documento visual de fácil compreensão e prático que possibilita a reflexão e identificação de formas simples e aspectos fundamentais de um modelo de negócios.
Pontos visualizados na geração do BMG
– Segmento de Clientes
– Proposta de Valor
– Canais
– Relacionamento com Clientes
– Recursos-Chave
– Atividades-Chave
– Parceiros-Chave
– Fontes de Receita
– Estrutura de Custo
Análise SWOT – DAFO
É uma ferramenta utilizada para análise do cenário, do ambiente empresarial, de produtos ou serviços, com base na gestão e no planejamento estratégico. Auxilia no posicionamento ou na validação da estratégica da empresa, mapeando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no ambiente em questão.
Team Building Gastronômico
Através de uma vivência descontraída que integra as equipes, requer colaboração, gerenciamento do tempo, materiais, responsabilidades e definição de papeis. A vivência do “Jantar/Almoço compartilhado”, possibilita muitas reflexões com as práticas diárias e as necessidades individuais e coletivas para o sucesso de um projeto comum. E na finalização os participantes degustarão o resultado do seu trabalho.
Focos de desenvolvimento
– Integração
– Colaboração
– Habilidades individuais
– Criatividade
– Gerenciamento de materiais / tempo
– Projeto comum / objetivos únicos
Menus possíveis
– Descobrindo o prazer de cozinhar: Massas, Risotos, Pizzas, Comida “Japonesa”.
– Cardápio Elaborado com a coordenação de um Chef Profissional: Entradas, Carnes, Peixes, Massas e sobremesas especiais.
Assessment – MBTI
Indica os aspectos da personalidade proporcionando autoconhecimento através do destaque dos pontos fortes e a desenvolver, a fim de trabalhar o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos. A tipologia de Myers Briggs Type Indicator é uma ferramenta que identifica os tipos psicológicos com base nos estudos de Carl Gustav Jung.
Focos de desenvolvimento
– Fornece apoio para o autoconhecimento através da compreensão das necessidades individuais
– Identifica tendências de comportamentos
– Oferece subsídios para lidar efetivamente em situações de stress.
– Enfatiza o valor da diversidade de características pessoais
– Facilita no aumento do nível de integração entre as pessoas
– Ajuda a identificar características inatas de liderança
Aplicações
– Desenvolvimento individual
– Autoconhecimento voltado ao stress
– Autoconhecimento para equipes
– Tendências de comportamentos relacionadas à liderança, comunicação e inovação, e seus impactos nas equipes